A história do Pão de Queijo Mineiro – Bão de Forno
Ah o pão de queijo!
Qual é o brasileiro que nunca ouviu falar dessa iguaria da culinária mineira, não é mesmo?
Esse lanchinho faz parte da história da culinária brasileira. Caso você ainda não tenha ouvido falar sobre ele nós podemos apresenta-lo. Não se preocupe não é um pecado não conhecer um dos aperitivos mais cobiçados do país.
Você sabia que eles podem ser feitos a partir de várias receitas? Sim! Depois de sua popularização a receita do pão de queijo vêm sendo cada vez mais aperfeiçoada por seus amantes. Vamos contar a vocês de onde esse pãozinho veio e a principal e primeira receita.
São várias as histórias que contam sobre como esse pãozinho foi criado. A mais relevante sobre elas relata que o pão de queijo foi criado sem a intenção de que fosse tão requisitado quanto é atualmente.
Mas se você já gostou da ideia de que nosso país tem um lanchinho gostoso que faz parte da nossa história e quer provar ou matar a saudade de comer um bom pão de queijo, na Bão de Forno você tem um dos melhores de Belo Horizonte.
Origem do pão de queijo
Há relatos de que as cozinhas as quais esse lanchinho foi criado eram em solo mineiro. No estado de Minas Gerais, próximo a região de Ouro Preto as pessoas sofriam com a escassez de alimentos por questões históricas populacionais. Por isso, houve a necessidade da elaboração criativa de várias receitas com materiais acessíveis, dentre elas o pão de queijo.
Era muito comum para as cozinheiras do século XVIII usarem farinhas derivadas da mandioca, pois eram as mais fáceis de serem encontradas. Naquela época o sistema de entrega de mercadorias não era tão eficiente como nos dias de hoje. Por esse fato, era muito difícil conseguir farinha de trigo de boa qualidade e em pouco tempo.
Sendo responsáveis pelo alimento de seus senhores, essas mulheres precisavam ser criativas e desenvolver receitas que fossem adeptas aos ingredientes disponíveis.
Foi dessa forma que elas decidiram utilizar materiais que estavam dispostos a elas, ou seja, farinhas derivadas da mandioca. Assim, elas começaram a preparar massas com esse condimento. A conservação de alimentos era diferente, por isso era comum reutilizar pedaços de queijos já endurecidos nas massas.
Daí deu-se início a junção dos polvilhos doce e azedo para a formação de pães com os restos de queijo.
A popularização do pão de queijo
Por mais que a receita já existisse desde o século XVIII foi somente em meados do século XX que esse aperitivo se popularizou em todo o país.
A receita era sim muito conhecida por diversas cozinheiras das fazendas locais de Minas Gerais, porém, ainda não havia ficado tão famosa quanto é nos dias atuais.
A popularização do pão de queijo em todo o país acontece quando se dá início aos costumes de montar quitandas para vendas de alimentos.
Nessas barraquinhas, era comum a venda de pães, broas, bolos e o famoso pão de queijo. Foi por volta da década de 1950 em que esses pãezinhos começaram a ser consumidos por todo o Brasil.
A medida em que a receita era passada de “barraca por barraca” ela chegou aos ouvidos dos estrangeiros. Sim! O pão de queijo é famoso não somente em nosso país, como também em vários lugares do mundo.
Atualmente o pão de queijo é conhecido globalmente. A exportação desse aperitivo é feita para diversos lugares, principalmente para países dos continentes europeu, americano e asiático.
Curiosidades sobre o pão de queijo
Uma grande curiosidade sobre o pão queijo é de que ele é um dos salgadinhos mais saudáveis e mais recomendáveis para consumo. Ele é considerado um alimento que mantém um equilíbrio relacionado a pirâmide alimentar. Por esse fato, ele é muito indicado para ser servido em festas infantis e até mesmo outros eventos sociais. Para saber mais sobre o pão de queijo em festas de aniversário leia também: Festa de aniversário com pão de queijo Bão de Forno
Existem várias formas que nos permitem experimentar esse pãozinho, eles são vendidos de todos os jeitos: congelados, massa pronta, ingredientes separados e etc. Mas as vezes a correria do dia a dia não nos permite comprar as farinhas de polvilho por exemplo e fazermos a nossa própria massa. Por esse fato as vezes comprar o pão de queijo pronto é sem dúvidas a melhor opção, por isso a Bão de Forno faz esse serviço com excelência.
Na Bão de Forno você encontra as melhores opções para comprar esse lanchinho para sua festa de aniversário, evento social ou simplesmente para tomar seu café da manhã. Saiba mais sobre os serviços da Bão de Forno com seus produtos, leia também: 5 motivos para comprar o pão de queijo Bão de Forno
Aproveite a oportunidade e saiba mais sobre um dos melhores lugares para comprar seu pão de queijo em Belo Horizonte.
Acesse o site: Site Bão de Forno